segunda-feira, 11 de junho de 2012

Por uma teologia Transhistórica

Este espaço inaugura uma nova linha de perspectiva teológica "cristã" chamado de Teologia Transhistórica (transistórica). Esta nova perspectiva é fruto de um longo trabalho de reflexão e debate acerca de uma teologia capaz de refletir o rastro da salvação que se testemunha na "pré-historia", na história, e na pós-história.
Em sintese é Trans, - porque ao mesmo tempo que atravessa a história e é mediado pelo Logônico ( ordem da linguagem) ao mesmo tempo que o atravessa. Pois, o  Logônico  sendo de natureza sígnica só o "apresenta" em parte devido seu carater ontológico de representação, de signo e significação. Dizendo de outro modo, a Teologia Transhistórica somente é trans, porque procura em parte, representar algo que é da ordem do Real (daquilo que escapa ou resiste a simbolização) - ordem essa que escapa em parte, por ter que passar pelo Icônico (imaginário humano) e pela trama do  Logônico , instâncias humanas que constrói  realidades. (formas de real (realidades) sob o  Real).
 Ela é histórica pois, podemos identifica-la por vias simbólicas, porem, ela não necessariamente se contem no  logônico o por ser da ordem do Real, ordem primeira das coisas.
Apresentarei nos próximos textos os fundamentos epistemológicos da Teologia transhistórica - o que posso adiantar a principio é que a Teologia Transistórica tem como base de reflexão as seguintes áreas: Teologia, Semiótica Psicanalítica e Espiritualidade.

Atenciosamente!

 Marcio Ferreira de  A. Miyazato.
Osasco, 11 de junho de 2012.  

Nossos encontros ocorrem quinzenalmente!
Local Sebo Multiverso - 
Av João Batista 104 - Osasco- Centro

Membros Fundadores:

Anderson Olier
Jonatan Silva Dos Santos
Marcio Ferreira de  Araujo Miyazato

Grupo de estudos da Teologia Transhistórica 
Teologia Trans histórica
fundada em 11 de junho de 2012 na Cidade de Osasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário