sábado, 4 de agosto de 2012

Cadoscidade

Cadoscidade - origina do hebraico: kadash separar, consagrar, tornar santo, dedicar; e do do português: espaço,estado,  lugar. Kadosh+cidade, Lugar Santo, estado santo. 
È um termo importante para refletir sobre a vida no caminho de Jesus - ele poderia ser sinônimo de espiritualidade, mas este ultimo é contaminado por concepções gregas e por vezes racionalista num sentido que pode-se falar de espiritualidades, ou seja, diversos tipos e formas de espiritualidades em diferente tempos e culturas. 

Na teologia transhistórica, esse termo,sera utilizado para suprir uma reflexão acerca de um tipo de santidade e separação bem definida, trata-se de uma relação ou relacionamento conectado à Deus, conectada ao caminho da vida e ao Reino de Deus, assim, não se trata de formas ou modos de se santificar mas, um postura, um posicionamento para fora do caminho largo do bem e do mal em direção ao caminho da vida e da graça.


A cadoscidade é a vida em Deus e no reino, adquirida pela fé em Jesus Cristo,  e vivida pela  pratica do amor de Deus - que implica Amar á Deus  - compreendendo que esse amor muda nossa perspectiva e nosso  entendimento, nos faz nascer de novo  e nos conhecer como uma nova pessoa assim prontos para repassar esse amor ao  próximo. Amamos o próximo como a nós mesmo no novo entendimento da graça e do Espírito Santo.
Essa definição deve ser tomada como indicial, o seja como indicativa, de modo que o termo aponta para algo que só pode ser experimentado pela fé e não mensurado pela razão.

"Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna." 
Romanos 6:22



 Por: Marcio Ferreira de  Araujo Miyazato.  Estudante de Teologia - (FAETESF) e Pós-graduando em Semiótica Psicanalítica - PUC-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário